O nosso preço inclui:
O nosso preço não inclui:
Suplementos de tarifa aérea para outras classes de reserva e épocas altas, extras de carácter pessoal e qualquer outro serviço não mencionado no itinerário.
Observações:
PAISAGENS ANDINAS
Itinerário indicativo sujeito a alterações até à data de partida
DIA 1 – PORTUGAL / LIMA
Comparência no aeroporto com pelo menos 2 horas de antecedência. Formalidades de embarque e partida com destino a Lima. Chegada e transfer para o hotel. Alojamento.
DIA 2 – LIMA
Pequeno-almoço. A visita começará na Casa Aliaga, uma mansão colonial, concedida em 1535 por Francisco Pizarro a um dos seus capitães, Jerónimo de Aliaga. Esta é a única casa da época que ainda pertence à mesma família. Em seguida, visita a Plaza Mayor, declarada Património Mundial pela UNESCO, composta por imponentes edifícios históricos, que fazem parte da vida política e cultural da cidade até aos dias de hoje. Aí, verá de perto a imponente catedral de Lima, construída no século XVI. Por fim, chegada ao Museu Larco, situado no bairro tradicional de Pueblo Libre e instalado numa bela mansão colonial restaurada, que por sua vez está construída sobre uma pirâmide pré-colombiana do século VII. O museu possui uma coleção pré-hispânica muito completa de objetos de ouro e prata, bem como peças de arte erótica. Alojamento.
DIA 3 – LIMA / CUSCO
Pequeno-almoço. Em hora a combinar localmente, transfer para o aeroporto para embarque em voo com destino a Cusco. Chegada e transfer para o hotel. Alojamento.
DIA 4 – CUSCO
Pequeno-almoço. Manhã livre. À tarde, visita guiada a esta encantadora cidade, que foi a capital do Império Inca. O passeio começa com uma visita ao Convento de Santo Domingo, que foi construído sobre o templo inca de Coricancha, um dos mais importantes recintos dedicados ao culto do sol. As crónicas antigas dizem que as suas paredes estavam cobertas de folhas de ouro e repletas de representações douradas da natureza. De seguida, visita à Catedral, o monumento mais imponente da Praça de Armas. Depois, suba as colinas de Cusco até à fortaleza de Sacsayhuaman, cujas imponentes muralhas oferecem uma vista panorâmica de Cusco de cortar a respiração. Continuação para Qenqo, um complexo arqueológico de uso religioso onde se acredita que os Incas praticavam rituais relacionados com a agricultura. Continuação da visita a Puka Pukara, "forte vermelho" em quechua; um complexo arquitetónico de suposta utilização militar, com múltiplas salas, praças, banhos, aquedutos e torres. Acredita-se que foi utilizado pela comitiva inca enquanto o chefe descansava em Tambomachay, que é a última paragem arqueológica da excursão. Acredita-se que tenha sido um recinto para o culto da água, que possuía um extraordinário sistema hidráulico. Regresso ao hotel. Alojamento.
DIA 5 – CUSCO / CHINCHERO / MUSEO VIVO DE YUCAY / OLLANTAYTAMBO / URUBAMBA
Pequeno-almoço. Um autocarro irá buscá-lo de manhã ao seu hotel para o levar até à aldeia de Chinchero*. Este centro urbano tradicional de Cusco é especial não só pela sua vista privilegiada sobre a paisagem do Vale Sagrado, mas também porque os seus habitantes conservam as tradições e os conhecimentos herdados dos Incas, que se refletem no seu vestuário e artesanato. Para além do seu legado cultural, em Chinchero poderá visitar os terraços agrícolas e a sua bela igreja do século XVII, construída no local de um antigo palácio inca e considerada uma das primeiras construções católicas do Peru. Continuação da viagem pelo Vale Sagrado em direção a Ollantaytambo, parando num miradouro para apreciar a paisagem antes de chegar ao Museu Vivo de Yucay. Este museu é, na verdade, um centro de interpretação das tradições andinas, com demonstrações de trabalhos têxteis, artesanato em adobe, cerâmica e prataria utilizando as mesmas técnicas incas antigas. O local é o lar de alpacas, lhamas e ovelhas, que pode ver de perto e até alimentar. Depois, desfrute de um delicioso almoço no Vale Sagrado e, no caminho para a fortaleza, testemunhe a essência andina do lugar, que ainda mantém o planeamento urbano inca e tem sido habitado desde então. Suba os emblemáticos degraus do emblemático complexo, construído na encosta da montanha. No final, regresso ao hotel para um descanso repleto do espírito Inca. Jantar no hotel.
NOTA: *As excursões de domingo incluem visita ao mercado de Chinchero.
DIA 6 – URUBAMBA / OLLANTAYTAMBO / MACHU PICHU
Pequeno-almoço. Em hora a combinar localmente, transfer para a estação de Ollantaytambo para embarque em comboio com destino a Aguas Calientes, cuja duração é de aproximadamente 1 hora e 30 minutos. Chegada a Aguas Calientes e embarque autocarro por cerca de 25 minutos até Machu Picchu, a cidade perdida dos Incas. Acredita-se que o sítio arqueológico tenha sido construído por volta de 1450 pelo Inca Pachacutec como sua residência de férias. No entanto, um século mais tarde, a cidade foi abandonada após a conquista espanhola, poupada à destruição que se abateu sobre outras povoações incas. Em vez disso, a selva engoliu lentamente as suas construções de pedra e escondeu-a. Durante a visita guiada, conheça as origens desta impressionante cidadela, apresentando os seus monumentos mais notáveis, como a praça principal, os aposentos reais, o templo das três janelas, as torres circulares, o relógio sagrado e os cemitérios. No final, regresso a Aguas Calientes para desfrutar de um delicioso almoço no Café Inkaterra. Alojamento.
DIA 7 – MACHU PICHU / OLLANTAYTAMBO / CUSCO
Pequeno-almoço. Manhã livre. À tarde, embarque no comboio de regresso à estação de Ollantaytambo. Chegada e transfer para o hotel de Cusco. Alojamento.
DIA 8 – CUSCO / PUNO
Pequeno-almoço. Em hora a combinar localmente, embarcaque em autocarro que o levará de Cusco a Puno, percorrendo a fascinante paisagem dos Andes. A primeira paragem será em Andahuaylillas, uma encantadora aldeia situada a 40 quilómetros de Cusco, cuja principal atração é a sua impressionante igreja, conhecida como a Capela Sistina da América, devido ao seu interior barroco dourado e aos seus delicados frescos. Admire este belo monumento construído no século XVI e veja o órgão de tubos original, recentemente restaurado. Depois, continuação até Racchi e maravilhe-se com o imponente templo de Wiracocha, um interessante edifício retangular, semelhante a uma parede com janelas e portas, com 30 metros de largura por 20 metros de altura. Depois da visita, almoço em Sicuani, seguido de uma breve paragem em La Raya, o ponto mais alto da caminhada, a 4.313 metros acima do nível do mar. Em seguida, visitaremos a aldeia de Pucará, o primeiro assentamento urbano perto do Lago Titicaca que se desenvolveu entre 100 e 200 d.C. Visite o seu interessante museu lítico, antes de chegar à cidade de Puno. Almoço e jantar incluídos. Alojamento.
DIA 9 – PUNO
Pequeno-almoço. Em hora a combinar localmente, transfer para o porto de Puno, onde um barco o espera para o levar às belas Ilhas Uros. Os Uros são uma sociedade antiga que povoa uma série de ilhas artificiais construídas sobre uma base de canas de totora tecidas que crescem no próprio lago. No topo, os habitantes constroem as suas casas, também feitas de caniço. Depois de uma fantástica excursão de uma hora e meia, continue a sua viagem até à ilha de Taquile, um belo pedaço de paraíso que pertenceu ao Império Inca. Depois de um delicioso almoço, inicia-se o regresso a Puno. Alojamento.
DIA 10 – PUNO / LIMA / PORTUGAL
Pequeno-almoço. Em hora a combinar localmente, transfer para o aeroporto para embarque em voo com destino a Lima. Chegada a Lima. Formalidades de embarque e partida com destino a Portugal. Noite a bordo.
DIA 11 – PORTUGAL
Chegada.
PERU
1. MOEDA: O sol peruano é a moeda oficial do Peru, tem por símbolo "PEN" e por código PEN. 1 PEN corresponde aproximadamente 0.25 EUR.
2. LÍNGUA: A língua oficial do Peru é o espanhol.
3. DIFERENÇA HORÁRIA: GMT/UTC - 5
4. ELETRICIDADE: No Peru, a voltagem é de 220 V, e a frequência de 50 Hz. As tomadas padrão são de tipo A, B e C, neste sentido deve-se fazer acompanhar de um adaptador universal para evitar problemas com aparelhos eletrónicos.
5. CLIMA: O clima peruano caracteriza-se pela distinção de duas estações, uma estação seca, de abril a outubro, e uma estação húmida, entre novembro e março.
6. VESTUÁRIO: Durante a estação húmida, é aconselhado fazer-se acompanhar de peças de roupa que protegam tanto frio como da chuva, enquanto na estação seca, é aconselhado fazer-se acompanhar de peças de roupa que protegam do frio mas versáteis, uma vez que há uma grande variação de temperaturas.
7. GASTRONOMIA: A gastronomia peruana caracteriza-se por ser muito rica e variada, com influências das cozinhas da costa do pacífico, das montanhas e da selva amazónica. Esta distingue-se pela diversidade de peixes e frutos do mar, bem como na grande variedade de legumes e frutas.